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Depoimentos de clientes: qual a importância para o fotógrafo e como coletá-los?

Escrito por Paixão Câmeras

Sabe aquele ditado popular que diz que uma imagem vale mais que mil palavras? E se você conseguisse fazer com que suas fotografias pronunciassem essas palavras? Pois saiba que isso é possível por meio de depoimentos de clientes.

Neste artigo, vamos explicar como esses testemunhos públicos falando do seu trabalho podem ser fundamentais para a captação de novos clientes e para tornar a sua marca mais conhecida.

Se você ficou interessado nessa versão moderna da propaganda boca a boca, continue lendo e saiba como usufruir de seus benefícios!

Entenda a importância de um depoimento

Quando muitas pessoas começam a falar bem de determinada marca ou produto, ela ganha autoridade, desperta a atenção de clientes em potencial e tem sua divulgação ampliada.

Nessas condições, sua marca também passa a ser valorizada pelo mercado e pelos valores que evoca. No mundo virtual, produtos bem avaliados têm mais relevância na hora de serem mostrados por ferramentas de busca. Assim, quando bem utilizado, um depoimento pode fazer maravilhas pelo seu negócio.

Veja como coletar depoimentos de clientes

O melhor momento para pedir um feedback relacionado a um material fotográfico ou vídeo é logo depois da entrega ao cliente. Após olhar o produto, ele ainda estará sob o impacto do que viu e poderá escrever sobre.

Assim, mantenha fichas de avaliação (em papel ou em um tablet) sempre por perto para coletar os depoimentos. Esse sistema garante que o seu cliente não vai esquecer de mandar a avaliação e possibilita que você filtre cada uma delas — caso alguém escreva algo deselegante, por exemplo.

Você também pode elaborar um e-mail ou link de satisfação do cliente para enviar e fazer a coleta posteriormente. Além, é claro, de requisitar essa avaliação do modo usual, via redes sociais. Costuma funcionar bem, mas plataformas como o Facebook não permitem ocultar comentários ruins, caso ocorram.

Saiba onde divulgar

Em geral, as vitrines mais comuns, acessíveis e gratuitas são as redes sociais. Todo profissional que se preza tem uma, e toda pessoa em busca de um serviço já fez uso desses espaços para encontrar uma indicação. Portanto, invista!

Algumas redes, como o Facebook, têm sistema próprio de avaliação. Outras, como o Instagram, permitem exibir os depoimentos em forma de posts escritos ou de vídeos, postá-los nos stories e salvar todos em um destaque. A ideia evita a poluição do seu feed e mantém as avaliações salvas.

Caso tenha um site ou blog, crie uma sessão para exibir esses depoimentos. Se quiser incrementar, peça a autorização do cliente para expor uma foto do trabalho que foi feito para ele. Assim, ao ler a avaliação, quem estiver pesquisando terá exata noção da satisfação do cliente com o seu clique ou vídeo.

Como vimos, os depoimentos de clientes podem fazer maravilhas na hora de divulgar o seu negócio e ajudar a conquistar novos interessados pelo seu trabalho. Tenha sempre o cuidado de analisar as declarações na hora de postá-las para que palavras chulas ou interpretações dúbias não passem despercebidas.

Acima de tudo, seja sincero com o seu público. Um bom fotógrafo é reconhecido pela qualidade do que entrega e pela honestidade com seus clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre divulgação via depoimentos de clientes, que tal entender mais sobre definição de especialidade e público-alvo em fotografia?

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Paixão Câmeras

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