Dicas e Tutoriais

Saiba como usar o conceito de fotos em perspectiva

Escrito por Paixão Câmeras

Você sabe o que são fotos em perspectiva e costuma utilizar esse recurso ao fazer as suas composições? Ao tirar fotos, temos à disposição uma série de recursos para ajudar a compor a cena a ser retratada, como diferentes enquadramentos, luzes e cenários.

Todos esses elementos devem funcionar a favor da sua ideia e do seu objetivo com aquele assunto. É possível contar com recursos de perspectiva para ficar bem mais perto dessa intenção.

No artigo a seguir, você aprenderá de uma vez por todas o que são fotos em perspectiva e quais os seus principais tipos para aplicar em seu dia a dia. Confira!

O que são fotos em perspectiva?

Fotos em perspectiva são recursos da fotografia que envolvem utilizar um ponto de vista, ângulo e enquadramento além dos convencionais para contar com um resultado mais inovador em sua foto. Como o mundo é tridimensional, basta se reposicionar diante de um objeto para vê-lo de formas totalmente diferentes. Isso acontece porque a fotografia, diferentemente do mundo, é bidimensional.

Por exemplo, ao tirar uma fotografia de uma árvore, a maioria das pessoas apenas apontaria a câmera para ela a uma distância que permita enquadrá-la totalmente de frente. No entanto, ao empregar o conceito de fotos em perspectiva, é possível se aproximar da árvore e fazer a captura da parte de baixo da copa com a câmera voltada para cima, por exemplo.

Na segunda tentativa, o resultado será radicalmente diferente da primeira. Esse conceito pode ser aplicado a qualquer assunto fotográfico, tendo poucas limitações a impedirem a inovação por parte do fotógrafo ao planejar a sua composição. Resta saber como acertar ao trabalhar dessa forma.

Como usar o conceito de fotos em perspectiva?

Existem diversos caminhos possíveis que podem ser trilhados ao aplicar perspectivas diferentes ao fazer as suas fotos. A escolha ideal será determinada pelo seu objetivo criativo e por tudo o que os vários tipos de fotos em perspectiva podem oferecer a ele. É possível enriquecer bastante o seu trabalho ao utilizar esses elementos.

Antes de começar, é importante definir como você quer retratar o assunto da sua fotografia. Afinal, o principal benefício de empregar os elementos de perspectiva de forma criativa é poder subverter as expectativas de quem vê o seu resultado. É dessa forma que duas pessoas podem retratar o mesmo assunto e ter fotos totalmente diferentes.

Confira a seguir os passos fundamentais para usar o conceito de fotos em perspectiva em seu trabalho e comece já a aproveitar os benefícios desse recurso.

Conheça os elementos da perspectiva

Antes de começar, é importante conhecer os principais elementos de perspectiva que podem ser usados para criar composições criativas. Tirar fotos em perspectiva envolve combinar um ou mais desses elementos de maneiras inovadoras:

  • linha do horizonte: é a linha reta que separa a Terra do céu, estando sempre ao nível dos olhos;
  • linha de visão: é a linha vertical que cruza a linha do horizonte no ponto de vista da imagem;
  • ponto de fuga: é o ponto que tende a atrair a atenção de quem vê a foto, geralmente posicionado na linha do horizonte;
  • linhas de fuga: são linhas imaginárias que levam quem vê a foto a direcionar o olhar para o ponto de fuga, contribuindo para que preste atenção no principal elemento da composição.

Escolhendo os tipos de perspectiva

Após compreender o conceito por trás dos elementos de perspectiva, o próximo passo envolve combiná-los de formas criativas para gerar resultados inovadores. Todos os tipos de perspectiva são resultantes de reinterpretações desses elementos ou de novas formas de enxergar o assunto fotográfico.

Conheça a seguir os principais tipos de perspectiva para empregar ao realizar as suas fotos!

Ângulo alto

Nesse tipo de perspectiva, a foto é feita de cima para baixo ao retratar o seu assunto. Também é chamada de picado ou plongê.

Uma de suas principais características é remover a sensação de profundidade do assunto, além de deixá-lo com a impressão de ser mais baixo e frágil. 

Ângulo baixo

Esse tipo de foto em perspectiva é o oposto do ângulo alto, sendo tirado de baixo para cima. Também é conhecido como contra-picado ou contra-plongê.

Seu principal efeito é causar a impressão de imponência ao deixar o assunto da foto parecer mais alto. É uma escolha eficaz para retratar pessoas ou objetos que devam parecer grandes e poderosos.

Perspectiva linear

Uma foto de perspectiva linear tem as suas linhas de fuga se cruzando em um único ponto de fuga. Isso contribui para que gere uma ilusão de profundidade e distância.

Tanto fotografias de paisagens naturais como cenas urbanas podem se beneficiar da perspectiva linear, bastando aproveitar a geometria presente nesses ambientes.

Perspectiva forçada

Geralmente envolve um truque que faça os elementos da fotografia parecerem diferentes de como são na realidade em forma ou proporção. 

Um exemplo bastante comum de perspectiva forçada é ter alguém em primeiro plano parecendo interagir com alguém em segundo plano, mais distante, dando a entender que têm tamanhos radicalmente diferentes.

Zênite

Fotos com perspectiva Zênite são feitas a partir de ângulos perpendiculares ao assunto de cima para baixo. Esse ângulo deve ser reto, tal qual uma vista de cima de uma planta arquitetônica, por exemplo.

Esse tipo de fotografia costuma ser difícil de utilizar, já que requer um posicionamento complexo, dependendo do assunto. Muitos fotógrafos empregam o uso de drones para alcançar o ângulo perpendicular reto de assuntos grandes.

Nadir

Tipo de perspectiva oposto ao Zênite, o Nadir se refere a retratar o assunto a partir de um ângulo perpendicular reto de baixo para cima. É o equivalente a fazer uma foto do céu com prédios ao redor.

Diferentemente do tipo Zênite, fotografar em perspectiva Nadir costuma ser mais simples e dispensa equipamentos muito complexos.

Agora que você já conhece o conceito de fotos em perspectiva e entendeu as diferenças de seus principais tipos, o próximo passo é começar a incluir esse conhecimento em seu trabalho no dia a dia. Essas são formas inovadoras de olhar para os seus assuntos, então considere os seus diferenciais e enxergue como o seu resultado pode ser aprimorado ao usar os elementos certos.

Curtiu este artigo? Continue acompanhando mais conteúdo sobre fotografia curtindo a nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário