Dicas e Tutoriais

Os 7 principais erros na produção de vídeos e como evitá-los

Escrito por Paixão Câmeras

Como qualquer outra atividade, a criação audiovisual requer um bom planejamento e a tomada das decisões certas em todas as suas etapas. Afinal, cometer erros na produção de vídeos pode ser altamente prejudicial para os seus resultados e a percepção do público em relação à sua empresa.

Criar e veicular vídeos é uma ótima forma de captar a atenção da sua audiência e aumentar a visibilidade do seu negócio. Uma quase infinidade de segmentos pode se beneficiar desse recurso, então, vale muito a pena incluí-lo no planejamento de marketing.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não cometer erros capazes de anular os seus esforços. São pequenos e grandes deslizes que podem prejudicar os seus resultados e a qualidade do seu vídeo.

Conheça, a seguir, os 7 principais erros na produção de vídeos e como evitá-los.

1. Não saber como contar histórias

Para que a sua produção de vídeos seja capaz de engajar a audiência, é necessário saber contar uma história que gere identificação nesse público. As pessoas consomem muito material no dia a dia, e o seu conteúdo precisa se destacar em meio a toda essa concorrência.

O storytelling é uma das tendências mais fortes do segmento da comunicação, já que se apoia na predileção quase universal por boas histórias e também por contá-las adequadamente. Isso precisa ser uma realidade na sua produção de vídeos e vale para todo tipo de produção. Mesmo que você esteja criando um vídeo institucional tradicional, pode considerar a estrutura de uma história para cativar a audiência e contar com a atenção dela até o final.

2. Usar equipamentos inadequados

Não é porque se pode produzir vídeos usando apenas um celular que você deve fazer isso para a sua empresa. O uso de bons equipamentos é fundamental para gerar um material com boa qualidade de imagem e de som, portanto, não caia no erro de menosprezar esse aspecto.

Isso também não significa que você precisa gastar demais com equipamentos. O correto é entender as necessidades do seu projeto e utilizar a estrutura adequada para elas.

Na prática, pense nas telas em que seu vídeo será visto ao pensar na qualidade. Quanto maior a resolução, mais falhas é possível enxergar. O mesmo vale para o som: geralmente, quem assiste com fones de ouvido é mais sensível a uma captação ruim.

3. Não captar referências externas

Ao trabalhar com produção de vídeos, você também precisa olhar para fora da sua empresa em busca de referências para adaptar em seu processo criativo.

Não se trata de buscar ideias para copiar. Como em qualquer aspecto da produção criativa, é preciso captar o máximo de referências para produzir algo verdadeiramente inovador para a sua empresa — e isso também vale para a criação de vídeos.

Portanto, comece a buscar por referências que sejam valiosas para o seu trabalho. Veja o que outras empresas estão fazendo, assista a filmes aclamados, acompanhe discussões do segmento audiovisual, entre outros.

4. Escolher inadequadamente as locações

O seu vídeo será gravado em locações externas? Então, é preciso ter muita atenção ao selecionar esses locais e analisar bem as condições deles. Um erro bastante grave nesse aspecto pode inviabilizar todo o seu projeto.

O uso de locações visualmente atraentes pode aumentar — e muito — a qualidade final do seu vídeo. Só que, com isso, vêm uma série de preocupações com agendamentos, locação de equipe e equipamentos, ajustes em decorrência do tempo, entre outros.

Isso também vale para o uso de estúdios. Opte por um local que ofereça a estrutura que o seu conteúdo precisa, além de uma boa acústica e equipamentos de apoio.

5. Menosprezar uma boa edição

Um bom vídeo quase sempre se consolida na mesa de edição. O oposto também requer atenção: se você menosprezar a importância da edição em seu conteúdo, pode acabar com um resultado bem diferente daquilo que estava imaginando.

Isso não vale apenas para as capacidades do profissional contratado para editar o seu vídeo. Também é preciso garantir que ele tenha o equipamento e os softwares necessários para entregar o que você precisa.

A edição é responsável por dar condução à narrativa planejada para o seu vídeo. Ela nasce a partir de um roteiro bem estruturado, que traz todas as orientações que seja possível chegar até o produto final esperado.

6. Esquecer de divulgar seus vídeos

Toda a produção de vídeos de nada adianta se eles não são divulgados adequadamente em seus canais de comunicação. Afinal, o propósito é impactar a sua audiência com eles, certo?

Por esse motivo, um dos erros mais graves que você pode cometer nesse processo é não elaborar uma estratégia dedicada à divulgação dos seus vídeos. Isso requer uma análise do potencial de cada canal da sua empresa, possíveis investimentos em mídia, entre outros.

Também é necessário levar em consideração o público presente em cada um desses canais. Quais deles teria mais identificação com o seu vídeo? Essa é uma parte vital da sua estratégia que não pode ser esquecida.

7. Não mensurar os seus resultados

O seu trabalho com produção de vídeos não termina após a divulgação deles. Um passo essencial deve acontecer depois disso, que é a mensuração dos seus resultados, levando em consideração os indicadores que foram definidos como metas da sua campanha.

Ou seja, se você pretende aumentar a visibilidade e o alcance da sua empresa por meio do seu vídeo, precisa mensurar esses números para ter certeza de que ele foi bem-sucedido. Em caso negativo, é preciso voltar para o estágio de planejamento e repensar suas ideias.

Esse trabalho pode ser feito com boas ferramentas de monitoramento de resultados. O próprio YouTube tem uma excelente variedade de métricas, mas também é possível visualizar números como esses usando redes sociais — como o Facebook.

A criação audiovisual é um processo bastante delicado, já que tem diversas etapas com múltiplas particularidades. Ao conhecer os principais erros na produção de vídeos, você já tem informações valiosas para garantir qualidade nos seus projetos.

Quer uma forma certeira de não cair nesses erros? Basta contar com uma produtora especializada para conduzir o seu projeto. Entre em contato conosco pelo site!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário