Dicas e Tutoriais

Câmera para começar a fotografar: como escolher a melhor?

Escrito por Paixão Câmeras

Você tomou a decisão de dar mais um passo no universo da fotografia e vai adquirir uma câmera para começar a fotografar profissionalmente. Mas por onde começar? O que priorizar na hora de comprar esse tipo de equipamento? Calma! Vamos responder a essas perguntas!

Neste artigo, vamos elencar os equipamentos de ótima qualidade que vão ajudá-lo a fazer bons cliques e entregar fotos melhores para você e seus clientes. Escolher um bom material para começar é importante, ainda, para que você tenha mais recursos na hora de clicar e, tendo uma base boa, passe um bom tempo sem precisar trocá-la, apenas alternando acessórios.

Preparado para escolher sua primeira câmera profissional? Então, continue lendo e aprenda a escolher já!

Câmera para começar a fotografar — automática ou manual?

Se você tem apenas algumas noções de fotografia, ainda vai se valer muito dos recursos automáticos de uma máquina fotográfica digital — as chamadas DSLR, que armazenam as imagens em formato digital e permitem mexer nas configurações de exposição e trocar suas lentes —, como aqueles que detectam a luz do ambiente, mantêm o foco no objeto principal, entre outros.

Porém, à medida que você adquirir mais conhecimento sobre fotografia, precisará de uma máquina que possa configurar manualmente, de acordo com as necessidades da foto que quer produzir.

As duas funções — automática e manual — estão presentes em equipamentos profissionais ou semiprofissionais. Se você não tem tanta experiência, o ideal é começar a fotografar no automático e migrar, aos poucos, para o manual, à medida que adquirir experiência com o equipamento e com a fotografia.

Como deve ser o diafragma?

O diafragma é o olho da câmera. É ele que vai determinar a quantidade de luz que a sua câmera vai captar ou não na hora da foto. Quando há mais tempo aberto, mais luz, quando há menos tempo, menos luz. Ele precisa ter vários tamanhos de abertura para, junto ao obturador — que controla o tempo de exposição da luz —, medir a luz da sua foto.

O diafragma fica no corpo da lente fotográfica, uma espécie de óculos para esse olho da câmera. Algumas lentes permitirão que esse “olho” foque com mais clareza, aproxime-se ou não do objeto a ser clicado (zoom) ou veja em panorâmica.

Na hora de comprar uma câmera, é importante que o seu modelo de câmera seja o mesmo das futuras lentes que você usará, já que muitas marcas só fabricam modelos que se adaptam aos seus equipamentos. Ou seja, dificilmente, você terá uma máquina de uma marca e lentes/diafragmas de outra.

Quais lentes comprar primeiro?

Como vimos, as lentes vão regular a quantidade de luz que entra na câmera e podem ter, ainda, a função de focar mais ou menos um objeto, assim como de aproximá-lo ou não do clique (zoom). 

O fotógrafo iniciante comprará uma máquina que virá com uma lente, que será básica e o ajudará a fazer fotos que não exijam muitos recursos. Mas, tornando-se mais experiente, precisará de uma lente grande angular, que permite a captação de imagens em grandes áreas; uma lente que tenha zoom (provavelmente a sua lente básica será fixa); e uma que permita fazer bons retratos.

Esse, na verdade, é um panorama bem básico de câmera para começar a fotografar. Esse universo ainda é composto por acessórios, como flashes, tripés, ISO e demais elementos que, com o tempo e a experiência, você entenderá melhor e saberá usar. No entanto, com uma boa câmera, noção de diafragma e captação de luz com lente, já será possível fazer bons cliques por aí e até conquistar seus primeiros clientes na fotografia.

Outra dica importante é visitar uma loja especializada em câmeras, onde será possível ver vários tipos de equipamentos, experimentá-los e receber orientações sobre quais se aplicam mais às suas necessidades. Se você precisa de ajuda nesse setor, que tal conhecer a Paixão Câmeras? Entre em contato conosco!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário