Dicas e Tutoriais

Quais são os 7 acessórios indispensáveis para a câmera DSLR?

Escrito por Paixão Câmeras

Um fotógrafo profissional precisa de um verdadeiro cinto de utilidades. Esse conjunto deve conter acessórios que ajudem a garantir mais qualidade às fotos produzidas. Cada item tem a sua função, contribuindo para diferentes aspectos do seu produto final.

A câmera DSLR não é o único requisito para a produção fotográfica. Um tripé pode ajudar a estabilizar o seu enquadramento, uma bateria extra garante maior longevidade ao funcionamento da câmera, e assim por diante.

Esses são alguns exemplos de itens fundamentais para o trabalho com uma câmera DSLR. Antes de começar, certifique-se de que você tem os equipamentos necessários para garantir o máximo de qualidade às suas fotos.

Conheça, a seguir, os acessórios para câmera DSLR que são considerados indispensáveis.

1. Bateria extra

Pode ser bastante desagradável perceber que a bateria da sua câmera DSLR esgotou antes de você finalizar o trabalho. É por isso que vale a pena se prevenir ao levar uma bateria extra, independentemente da distância ou da duração do trabalho.

Antes de buscar o produto certo, procure saber qual é o tipo de bateria utilizado pela sua câmera DSLR. Também tenha atenção à carga necessária para preenchê-la, já que você não deve adquirir uma bateria insuficiente.

Para ficar ainda mais seguro, você pode optar por múltiplas baterias extras. Assim, será possível ter muito mais longevidade em seu trabalho, sem que precise se preocupar com um esgotamento de energia no meio do dia.

2. Cartão SD com Wi-Fi

Mesmo que a sua câmera DSLR não tenha funcionalidade Wi-Fi, isso pode ser corrigido com a ajuda de um modelo especial de cartão SD.

Tal recurso permitirá armazenar as suas fotos por meio da rede sem fio, dispensando o uso de cabos de transferência. Basta inseri-lo na câmera DSLR e acessá-lo por meio de um software especial, em seu computador.

Essa é uma ótima alternativa para que as suas transferências de fotos aconteçam com rapidez, liberando espaço em seu cartão para que o dia de trabalho continue rendendo.

3. Tripé

O tripé possibilita estabilizar a sua câmera DSLR na posição que você deseja para produzir as suas fotos. É um grande aliado em uma infinidade de situações, portanto, é considerado um acessório indispensável para o seu trabalho.

Como no caso da escolha de todos os tipos de acessórios para câmera, a melhor opção de tripé é aquela que se encaixa naquilo que você precisa. Considere o tipo de foto que costuma produzir e o que cada modelo pode oferecer.

Além de existirem modelos de tripé de diversos formatos, eles também vêm em tamanhos distintos. Não descarte utilizar mais do que um, caso seja necessário.

4. Limpador de lentes

Cuidar bem das lentes da sua câmera DSLR é fundamental para que o equipamento continue contribuindo para a qualidade dos seus trabalhos. E isso exige atenção à limpeza delas, já que a exposição do dia a dia pode prejudicá-las.

Um bom kit de limpeza de lentes vem com tudo o que você precisa para fazer esse trabalho, como borrifador de ar, lenço de microfibra e pincéis. Você também pode fazer uso de soluções líquidas para casos mais sérios, como o acúmulo de gordura nas lentes da câmera DSLR. 

Além de providenciar os produtos certos, também é necessário utilizá-los com regularidade. Negligenciar a limpeza das suas lentes, por exemplo, pode prejudicar o seu trabalho em médio e longo prazo. Então, tome cuidado para não cometer esse erro.

5. Controle remoto

Pode ser bastante comum estar em situações que não permitem ativar o disparador da sua câmera. Nesses casos, é necessário fazê-lo à distância, como ao utilizar um tripé. Para isso, você pode empregar um controle remoto que seja compatível com o seu equipamento.

O controle também ajuda a eliminar possíveis impactos que a ação de pressionar o botão possa causar em sua foto. Por exemplo, em situações de baixa velocidade do obturador, o impacto de acionar o botão pode ser refletido em sua foto.

Consulte as opções de controle remoto disponíveis para a marca e o modelo da sua câmera DSLR e passe a contar com mais essa conveniência em seu dia a dia.

6. Flash externo

O flash externo é considerado um item indispensável para fotógrafos profissionais, já que coloca você no total controle da iluminação das suas fotos. Por meio dele, é possível se desprender das limitações do flash embutido da sua câmera.

Existem diversos modelos diferentes, com atrativos bem distintos. Fique de olho naqueles que apresentam suporte a zoom e auxílio de foco. Alguns também têm cabeça giratória e promovem ainda mais flexibilidade para o seu trabalho.

Ao utilizar o flash externo, você também conta com mais um acessório que precisa de baterias para se manter funcionando. Então, ao se preparar para manter a carga da sua câmera DSLR, não se esqueça do flash.

7. Filtro polarizador

Por melhor que seja a sua escolha de cenário e enquadramento, nem sempre os elementos da sua foto contribuem para a qualidade do registro. É para mitigar muitos desses casos que vale a pena utilizar um filtro polarizador.

A principal utilidade desse filtro é realçar as reais cores do seu assunto, minimizar reflexos e ajustar o contraste entre os pontos (com e sem luz). É um recurso que faz toda a diferença no seu produto final.

Os filtros polarizadores são fabricados seguindo os padrões de diâmetro mais populares de lentes. Então, é provável que você encontre o modelo adequado. Tenha atenção ao fazer a escolha e comece a aproveitar uma nova cor nas suas fotos.

Agora que você já conhece os acessórios para câmera e os modelos indispensáveis para aproveitar uma maior qualidade de fotos, o próximo passo é obter as versões adequadas. Procure esses equipamentos na Paixão Câmeras e aproveite toda a variedade que você necessita para produzir trabalhos cada vez melhores.

O que acha de acessar o nosso site e conferir as diversas categorias de produtos à disposição. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a equipe especializada e finalizar a sua compra com total certeza.

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Comentar

Deixe um comentário