Dicas e Tutoriais

3 aplicativos para edição de fotos profissionais que você precisa conhecer

Escrito por Paixão Câmeras

Depois de um bom equipamento fotográfico, o melhor amigo de um fotógrafo profissional são os aplicativo para edição de fotos. Ao contrário do que muita gente pode imaginar, esse tipo de programa não serve só para manipular imagens, mas oferece recursos para a realização de ajustes relacionados à iluminação, cortes, regulação de ISO e colocação de filtros — se essa for uma vontade do seu cliente. 

Neste artigo, vamos indicar aplicativos que podem ser usados nas plataformas iOS e Android, gratuitos e pagos, e com funcionalidades especiais. Preparado para usar o seu celular como uma extensão do seu equipamento? Então, continue a leitura e descubra como!

1. Faça fotos com o Camera ZOOM FX Premium

Camera ZOOM FX Premium é considerado por muitos fotógrafos experientes como um dos melhores aplicativos para clicar e editar. Indicado para celulares com sistema Android, ele custa R$14,00 e oferece funções de câmera profissional e editor.

Apresenta disparo de clique por controle de voz e controles manuais, de zoom e de ISO, fazendo com que suas fotos não percam qualidade, nem resolução. Para editar, ele conta com efeitos rápidos e permite composição de imagens, entre outras funções.

2. Edite em alto nível com o Faded – Photo Editor

Já o Faded Photo Editor é um aplicativo exclusivo para o sistema iOS — ou seja, para os donos de iPhone. O pacote completo custa R$18,90, mas quem investiu no programa diz não se arrepender.

O que mais chama a atenção nele é sua capacidade de edição, que pode levar as fotos mais amadoras a um patamar profissional. Porém, se esse não é o seu caso, use e abuse de recursos como filtros (36 no total), efeitos especiais, sobreposição de fotos, compartilhamento direto em redes sociais e muito mais.

Para quem quer usar o app para clicar, ele oferece bom controle na hora de capturar imagens — manualmente ou não —, além de trabalhar realce, sombras e exposição, e possuir contagem regressiva. O design limpo e intuitivo também agrada bastante aos usuários.

3. Use o Lightroom CC, queridinho dos fotógrafos, gratuitamente

Um dos programas mais usados por fotógrafos profissionais tem versão para celular e tablets e pode ser baixado gratuitamente. O Lightroom CC apresenta uma versão mais compacta, mas é bastante elogiado por sua eficiência.

Na hora de editar, ele permite correção de lente para câmeras da Nikon e Canon, adição de marcas d’água e texturas, e outros tipos de ajustes avançados. Vale lembrar que o aplicativo também oferece opções de compra de recursos.

Como vimos, não basta só uma câmera na mão e uma ideia na cabeça para fazer a foto perfeita. Se você tiver um bom aplicativo para edição, vai perceber que sua vida ficará bem mais fácil para editar uma imagem, acrescentar filtros e até clicar.

Os aplicativos estão disponíveis nas lojas virtuais, contempla sistemas Android e iOS e podem ser encontrados em versões gratuitas — ou gratuitas para testar — e pagas, com recursos mais elaborados.

Agora que você já sabe sobre as melhores opções de aplicativo para edição de fotos, aproveite para conferir o nosso artigo sobre como compor um kit básico de fotografia!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário