Artigos

Saiba como usar as principais redes sociais para fotógrafos.

Escrito por Paixão Câmeras

Se você é um fotógrafo ávido por mostrar seu trabalho e conquistar possíveis clientes, precisa marcar presença nas redes sociais com suas imagens.

Essas “comunidades” não só reúnem possíveis consumidores do seu trabalho, como também ajudam a reverberar a importância ou a beleza de um clique, divulgando, assim, o nome de quem o fez.

De olho nisso, elaboramos este artigo com as principais redes sociais para fotógrafos e explicamos por que você tem que marcar presença nelas. Confira e comece a postar!

Tenha um perfil no Instagram e no Facebook

A razão para você ter um perfil no Instagram e no Facebook é bastante simples: são as redes sociais mais populares do planeta.

O Instagram bateu 1 bilhão de usuários em 2018, tem larga presença do público brasileiro em sua plataforma e é famoso por exibir imagens. Logo, se você quer mostrar seu trabalho e chamar a atenção com um feed de tirar o fôlego de seus seguidores, tem que ter um arroba por lá.

A ferramenta apresenta a função stories — registros rápidos de fotos ou vídeos que desaparecem em 24 horas —, que pode servir para mostrar o bastidor de algum trabalho, por exemplo.

Já o Facebook é a rede social mais popular do planeta, com mais de 2 bilhões de usuários ativos e um grande número de brasileiros engajados — só ficam atrás dos EUA e da Índia.

No entanto, como a plataforma tem muitas funcionalidades e direcionamentos, é preciso fazer bom uso para que seu perfil atinja o público-alvo e se destaque.

Fique de olho em redes para fotógrafos, como o Vsco e o 500px

Já vimos as mais populares e agora vamos falar das mais específicas, que costumam atrair seus pares ou servir como ferramentas de trabalho para a sua área.

Uma das opções é o Vsco, uma rede menos conhecida, mas que atrai usuários que têm interesses específicos e exigentes sobre fotografia.

Logo, se você quiser saber o que seus pares estão fazendo, como estão se apresentando no mercado e se mostrar também, o Vsco é o lugar certo. Ele tem boa variedade de ferramentas para arranjo e edição de imagens.

Já o 500px se caracteriza por ser um grande banco de imagens com opção de compra de fotos. Ou seja, além de usá-lo como vitrine, você pode ganhar um dinheiro com ele. Reúne fotógrafos do mundo todo, que também usam a rede como espaço de armazenamento de seus trabalhos.

Considere ainda o Photobucket, que permite a edição de imagens e o compartilhamento dos seus trabalhos, e o Flickr, que oferece disco online para armazenamento de imagens e portfólios. Ele é ideal para entregar material virtualmente aos clientes.

Veja como ter resultados nas redes sociais para fotógrafos

Você já sabe quais são as redes sociais mais populares para o seu nicho, mas ter sucesso demanda mais que um perfil. É preciso seguir algumas dicas para que o seu trabalho realmente faça a diferença. Veja algumas agora:

  • publique com certa frequência;
  • descubra os melhores horários para postar e chamar a atenção do seu público;
  • explore as hashtags e inclua links para o seu website;
  • crie conteúdos que sejam interessantes para o seu público, e não apenas fotografias soltas;
  • descubra os gostos do seu público para segmentar a comunicação.

Como vimos, as redes sociais para fotógrafos são importantes ferramentas para quem quer divulgar seus trabalhos, usar funcionalidades de armazenamento ou de edição e comercializar material online.

O importante é escolher aquelas que ofereçam mais possibilidades para o tipo de trabalho que você realiza, postar com certa frequência e manter contato com seus seguidores.

Dessa forma, você estará usando a rede social a partir do seu trabalho e não somente como um perfil solto ou abandonado no grande mar das plataformas.

Se você gostou das dicas de redes sociais para fotógrafos, que tal compartilhar o nosso artigo nas redes sociais?

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Comentar

Deixe um comentário