Artigos

Quanto cobrar na fotografia? Entenda aqui como precificar seu serviço

Escrito por Paixão Câmeras

Para ser um fotógrafo bem-sucedido, se estabelecer como uma referência no seu segmento e, é claro, ganhar dinheiro, você precisa mais do que ter boa técnica e experiência. Diversas outras qualidades são importantes, principalmente aquelas ligadas à administração e gestão da própria carreira.

Saber quanto cobrar na fotografia é um dos aspectos mais relevantes do ofício de fotografar. Preparamos este conteúdo para ajudar você a entender como precificar serviço de fotografia. Continue a leitura e não perca mais oportunidades de se desenvolver profissionalmente.

A importância da precificação correta

Cobrar um valor adequado tem dois efeitos principais sobre a sua carreira. Em primeiro lugar, possibilita que você tenha lucro e consiga investir em aprimoramento e equipamentos. Em segundo lugar, posiciona você no mercado, determinando o tipo de trabalho e de clientes que você vai atender.

Como saber quanto cobrar na fotografia

Para saber o quanto você pode cobrar, considere os preços que são praticados no nicho de mercado em que você vai atuar. Faça uma comparação honesta entre os seus atributos e os dos seus concorrentes, encontrando-se no espectro de preços. Além disso, atente-se a alguns valores essenciais.

Preço do seu equipamento

O seu equipamento é parte do capital que você investiu para criar o seu empreendimento. Considere os riscos a que ele está submetido e a desvalorização que ele sofre com o tempo. Dessa forma, você consegue atualizá-lo constantemente. Sem isso, você corre o risco de gastar tudo que receber na manutenção e na compra das suas ferramentas de trabalho.

Gastos com a produção

Um erro comum de quem trabalha como fotógrafo autônomo é desconsiderar os pequenos gastos para a realização dos trabalhos. Os custos com alimentação, deslocamento, insumos como as pilhas e outros acabam se tornando muito representativos ao longo do tempo e consumindo parte do seu lucro.

Características profissionais

Você também precisar ser capaz de se enxergar como profissional, de uma forma honesta, humilde e realista. Saiba o seu valor e prestigie a sua experiência, as suas habilidades e o seu aprimoramento profissional. Para saber o quanto cobrar na fotografia, você precisa reconhecer o seu próprio valor.

Como se promover no mercado

Para que todos os diferenciais que você oferece sejam reconhecidos pelos seus clientes, é preciso promovê-los da forma correta. O cliente também tem dúvidas sobre como precificar serviço de fotografia, e ele vai usar tudo o que sabe sobre você na hora de fazer a própria conta.

Mantenha todos os seus canais de comunicação sempre atualizados e busque oferecer variedade de estilos fotográficos neles. Crie por conta própria, mantenha a sua curiosidade aguçada e esteja com a mente aberta. Faça ações de marketing e tenha um portfólio que corresponda ao seu melhor.

Não há uma forma infalível para saber o quanto cobrar na fotografia. Somente a experiência e a busca constante por informação vão ajudar você a saber o quanto cobrar por cada trabalho. Seguindo as nossas dicas, você estará mais perto de receber o que merece por toda a sua dedicação. Para saber mais sobre como precificar serviço de fotografia e outras dicas profissionais exclusivas, siga-nos nas redes sociais! Estamos no YouTube, no Facebook e no Instagram!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário