Artigos

Posicionamento de marca para fotógrafos: o que eu preciso saber?

Escrito por Paixão Câmeras

Nem sempre é fácil divulgar um trabalho, atingir o público ideal e comunicar, de imediato, o que as suas imagens propõem. Isso porque existe uma dinâmica chamada posicionamento de marca para fotógrafos. Se ela não for bem cumprida, pode atrapalhar sua postura no mercado de trabalho.

Para evitar esse tipo de empecilho, elaboramos um artigo com dicas de como divulgar a sua marca, buscar parcerias, definir público-alvo, entre outros processos relevantes.

São dicas simples, mas que evitam muitas dores de cabeça e te colocam no lugar certo, com os clientes certos. Se você quer comunicar o seu trabalho de forma eficaz e lucrativa, continue lendo e aprenda!

Defina quem você é e para quem quer trabalhar

Você pode ser um fotógrafo talentoso, bom em várias técnicas, mas é importante criar uma espécie de assinatura do seu trabalho. Assim, será reconhecido por um tipo de foto que faz muito bem e o torna quase único no seu meio.

Seu forte é foto de casamento? Moda? Comercial? Defina o seu nicho, escolha seus melhores trabalhos e volte seus esforços para divulgá-los ao público-alvo. Sim, você deverá ter em mente para que tipo de pessoa quer vender o seu trabalho ou quem poderá pagar por ele.

Exemplo: você pode ser um fotógrafo de casamento que cobra R$ 30 mil ou cujo trabalho custa R$ 3 mil. A diferença? O tipo de público para qual cada um dos trabalhos se destina.

O primeiro provavelmente está falando com pessoas das classes A e B. Assim, oferece um ótimo material, um acabamento mais requintado, uma equipe com maior número de assistentes e recursos como drones na hora de obter imagens.

O segundo também pode entregar um ótimo material fotográfico, mas com acabamentos e estruturas menores porque o público ao qual se destina não vai pagar custo maior de produção.

Ou seja, ambos podem ganhar dinheiro, mas deverão saber como e com quem vão trabalhar.

Estabeleça parcerias com outros profissionais

Você encontrou seu nicho e público-alvo, mas ainda é novo no mercado. Que tal estabelecer algumas parcerias para se tornar mais conhecido e ganhar clientes no futuro?

Ofereça-se para ser fotógrafo assistente de alguém que atue em um nicho parecido com o seu, tente assinar a participação em um trabalho para que seu nome comece a circular pelo mercado e procure formar um portfólio comercial respeitado.

Aprenda a fazer posicionamento de marca para fotógrafos

É preciso bem mais que entregar uma simples logomarca e se estabelecer no mercado de fotografia. Além da qualidade do trabalho, a segunda coisa mais importante a ofertar para um cliente é a sua palavra.

Ou seja, tentar sempre cumprir o que foi combinado e as regras estabelecidas para o trabalho. Um cliente que confia em um profissional é um cliente que sempre volta porque sabe que não vai se decepcionar.

As promessas entre cliente e fotógrafo devem ser cumpridas na relação qualidade da foto X preço — entregar realmente o quanto seu trabalho vale — e na relação atendimento. Trate sempre muito bem um cliente ou um cliente em potencial. Coerência e honestidade são marcas importantes no mercado!

Com esses pilares definidos, aproveite para:

  • elaborar um logotipo que tenha a ver com sua proposta de trabalho;
  • entregar pen drives, embalagens e até álbuns fotográficos de forma personalizada para os clientes;
  • considerar, ainda, a elaboração de brindes para eles;
  • compartilhar suas melhores imagens nas redes sociais e sites, a fim de aumentar a divulgação do seu trabalho.

Como vimos, fazer posicionamento de marca para fotógrafos não é difícil, mas exige um comprometimento com aquilo que se quer e fidelidade a essa escolha. Também é preciso paciência para esperar que uma aposta, às vezes feita em início de carreira, seja aceita pelo seu público-alvo.

Assim, definir com quem e com o que se quer trabalhar, além de ser fiel às promessas feitas aos clientes, são passos fundamentais para se estabelecer como uma grife no mercado e ter sucesso.

Agora que você já sabe tudo sobre posicionamento de marca para fotógrafos, que tal descobrir mais sobre a sua especialidade em fotografia e o seu público-alvo? Aproveite!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário