Artigos

Saiba como fazer networking para fotógrafos e melhorar seus contatos

Escrito por Paixão Câmeras

O networking é fundamental para o desenvolvimento da carreira de qualquer profissional, inclusive dos fotógrafos. Essa é uma atividade que depende bastante dos contatos certos para conquistar contratos e projetos de valor.

No entanto, não é todo mundo que tem facilidade para fazer networking. No meio da fotografia, é necessário saber com quem se relacionar e apresentar o seu portfólio, além de realizar as parcerias certas para ampliar as oportunidades de negócios.

É por isso que você precisa conhecer as formas adequadas de fazer networking para fotógrafos. Uma abordagem errada pode prejudicar a sua imagem no mercado, então, é muito importante tomar cuidado.

Conheça, a seguir, as melhores dicas para melhorar seus contatos.

Defina objetivos específicos

Começar a fazer networking é uma ótima decisão, mas você precisa orientar a sua estratégia a um objetivo concreto. Isso significa pensar em quantos negócios ou parceiros a mais quer e em quanto tempo, considerando seus esforços.

Assim, você poderá ter certeza absoluta se as suas iniciativas estão dando certo. Se bater a meta, basta aumentá-la. Se ficar abaixo dela, busque saber o que ocasionou o resultado ruim e modifique a sua abordagem.

Frequente os eventos certos

A participação em eventos de fotografia, como congressos e workshops, é essencial entre as práticas de networking para fotógrafos. É nesses locais que você encontrará potenciais clientes e outros profissionais para firmar parcerias.

Para ter sucesso, é preciso saber selecionar os eventos certos. Considere o público-alvo deles e veja se há identificação com o seu trabalho. Fique de olho na programação para detectar as melhores oportunidades e fazer interações produtivas.

Prepare a sua abordagem

Muito de um networking para fotógrafos bem feito depende da sua capacidade de apresentar a si mesmo e o seu trabalho da melhor maneira. Então, é fundamental que você dedique parte do seu tempo para se preparar.

Pense, primeiramente, no tipo de público que você abordará. Elabore uma apresentação rápida e instigante do seu trabalho, resumindo-o em um pitch atrativo. Você também pode antecipar quais peças do seu portfólio serão mencionadas e mostradas, por exemplo.

Distribua cartões de visita

Mesmo com toda a tecnologia que temos disponível, nada substitui a capacidade de segurar um cartão com as suas informações. Portanto, não abra mão desse artifício para fazer networking da forma correta.

Capriche no design do seu cartão e insira as suas informações de contato para contar com mais essa via de entrada para possíveis clientes e parceiros. Coloque, também, o endereço do seu portfólio online.

Use as redes sociais

Plataformas como Instagram, Twitter e Facebook oferecem diversas oportunidades de networking para fotógrafos. Para isso, comece inaugurando uma presença profissional nessas redes sociais, com seus trabalhos e informações de contato em destaque.

Em seguida, comece a procurar perfis de outros fotógrafos e potenciais parceiros. Ao realizar interações nas redes sociais, lembre-se de destacar o seu portfólio e de manter uma conversa natural com essas pessoas.

Como ficou nítido, a participação em eventos é um excelente caminho para potencializar o networking para fotógrafos. O próximo passo é manter a compostura, saber como se aproximar de potenciais contatos e deixar as conversas fluindo. Lembre-se de que é uma via de mão dupla, então, evite monopolizar as conversas.

Uma parte muito importante desse processo é ter em mente a sua especialidade de fotografia e o público-alvo. Saiba mais sobre isso aqui no blog!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário