Artigos

Quais as melhores lentes para fotografar? Descubra agora!

Escrito por Paixão Câmeras

Se você é um apaixonado por fotografia, já deve ter notado a variedade de lentes  — também conhecidas como objetivas — para as câmeras DSLRs. Mas você conhece cada uma delas? Entende o funcionamento e as principais características que apresentam? Se a resposta foi não, tudo bem.

De fato, é muito comum haver dúvidas sobre os equipamentos fotográficos, em especial sobre as lentes e suas diversas variedades. Contudo, a primeira coisa que você precisa saber sobre elas é: não existe lente boa e barata no mercado. Quando o preço está baixo demais é porque pode haver algum tipo de deficiência.

Portanto, sim: uma lente de qualidade faz toda a diferença na hora de fotografar. Mas como descobrir qual é o melhor tipo de objetiva para você fazer seus registros? As melhores lentes da Canon, por exemplo, estão entre as mais pedidas do mercado fotográfico.

Entretanto, se você ainda tem dúvidas sobre as melhores lentes para fotografar, chegou a hora de entender como cada objetiva funciona, de acordo com o momento que será fotografado. Continua a leitura deste post para saber mais!

Quais são as melhores lentes para fotografar?

As lentes são consideradas a parte mais essencial de uma câmera. Por isso que é tão importante falarmos sobre elas. As objetivas são divididas, normalmente, em sete grupos. Cada um deles é caracterizado pela sua distância focal, a qual tem variação mínima de 35mm e pode chegar a 300mm.

A seguir, saiba quais são as melhores lentes canon e para qual tipo de fotografia cada uma serve.

Canon EF 70-200mm f/4L USM

Extremamente leve e compacta, essa lente EF 70-200mm tem um rápido motor USM. Além disso, consegue dar uma maior nitidez às fotos.

Por ter uma distância focal de 70mm que vai até 200mm, ela é adequada a diversos momentos. Você pode utilizá-la para tirar retratos ou até para registrar cenas em um evento esportivo.

Ao manusear essa lente, as distorções nas fotos são quase imperceptíveis. Por ser uma objetiva leve, você pode dispensar o uso do tripé, por exemplo.

Canon EF 24mm F/1.4L II USM

Canon EF 24mm f/1.4L II USM é uma objetiva grande-angular e tem um desempenho maravilhoso, além de apresentar uma impressionante nitidez em todas as configurações.

Por ter uma grande abertura máxima de f/1.4, ela garante excelentes fotos em ambientes que têm pouca luz. A sua abertura circular e com pequena profundidade de campo também fornece uma atraente profundidade do fundo.

Essa lente é ideal para quem faz fotos de paisagem, eventos, aniversários e para qualquer fotógrafo que goste de produzir registros a partir de uma perspectiva mais ampla.

Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III

Essa lente tem um amplo zoom e garante fotos de alta qualidade. Seu zoom óptico de 4x é ideal para quem gosta de fotografias de esportes, retratos e também natureza.

Por ser uma lente com grande distância focal, ela tem a capacidade de diminuir o campo de visão. Isso permite a diminuição da profundidade de campo.

Canon EF 100mm F/2.8L Macro IS USM

Você gosta de fotografar detalhes, a vida selvagem e cenários da natureza? Se a resposta foi sim, então essa lente é perfeita! O modelo canon EF 100mm f/2.8 macro IS USM tem uma grande distância focal. Por isso, permite que o fotógrafo fique bem longe do assunto.

Dessa maneira, é possível tirar fotos macro sem sombra em uma flor, por exemplo, ou assustar um inseto ao chegar muito próximo dele. Além dessas características, é uma ótima objetiva para retratos porque é capaz de estabilizar a imagem e deixá-la mais nítida.

Canon EF 85mm F/1.2L II USM

Essa lente é uma telefoto rápida. Por isso, é indicada para fotos sem flash em ambientes com pouca luz. Também é excelente para ter um bokeh de fundo.

Com ela, você, fotógrafo, consegue fazer um fundo atraente e regular um objeto para uma imagem com grande abertura. É uma ótima alternativa para fazer um retrato com fundo desfocado. A grande vantagem dela é permitir um foco rápido.

Canon EF 300mm F2.8L IS II USM

Por último, temos uma versão super teleobjetiva. Essa lente possibilita uma imagem de qualidade alta. Logo, é perfeita para fotografar a natureza e diversas modalidades esportivas. Não é à toa que a canon EF 300mm é a queridinha entre os fotógrafos de esportes.

Como escolher as melhores lentes Canon?

As lentes da Canon têm uma ótima qualidade e você já sabe disso. Ainda assim, deve estar se perguntando: como escolher as melhores? Em qual tipo investir primeiro?

Como já mencionamos, os equipamentos fotográficos não são baratos. Dessa maneira, é fundamental que você faça uma seleção rigorosa antes de decidir qual modelo comprar.

Antes de mais nada, pense sobre o que você deseja fotografar. Quais são as suas reais necessidades? Que tipo de fotografia pretende fazer? Veja outras perguntas que você deve fazer.

  • Qual é o meu nicho de fotografia?
  • Qual é o assunto que eu mais gosto de fotografar?
  • Quais ambientes me interessam mais?

Por mais que seja tentador investir em diversas lentes, por conta dos recursos e das tecnologias avançadas, pense se você realmente vai utilizar determinados recursos no dia a dia como fotógrafo.

Para se decidir sobre qual objetiva comprar, considere o seu cálculo de custo por uso. Ou seja, divida o preço da lente pelo número de vezes que você pretende usá-la pelos próximos 12 meses, aproximadamente.

Faça as seguintes perguntas.

  • O custo diário é menor do que você ganha tirando fotos?
  • Quantos meses levará para que o equipamento seja ganho de volta?
  • Quanto tempo levarei para pagar?

Essas são só algumas das perguntas que você pode fazer para ver se vale a pena adquirir uma lente objetiva e definir qual comprar.

Não se esqueça, porém, de buscar lojas confiáveis para comprar as melhores lentes para fotografar. Isso é essencial para não entrar em contato com um revendedor que possa vender objetivas falsas, por exemplo.

Nós, da Paixão Câmeras, temos as melhores lentes da Canon e outros equipamentos fotográficos. Estamos prontos para ajudar você!

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário