Artigos

Imaging Edge Mobile: saiba sobre as novas funcionalidades e quais câmeras são compatíveis com esse aplicativo

Escrito por Paixão Câmeras

Se você é o feliz proprietário de uma câmera Sony, precisa conhecer o aplicativo Imaging Edge Mobile, que promete, entre outros benefícios, o compartilhamento em tempo real das imagens da sua câmera fotográfica com o seu celular. Ou seja, suas fotos poderão ser organizadas e guardadas em dispositivos de armazenamento imediatamente.

Mas não é só isso, o aplicativo oferece ainda funcionalidades voltadas para a edição de imagem e gravação de áudio. Tudo é feito de modo bem dinâmico, transformando sua câmera em uma nova aliada tecnológica. 

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais sobre como o Imaging Edge Mobile pode dinamizar o seu trabalho? Então continue lendo e saiba tudo sobre ele!

Origem do aplicativo

O embrião do Imaging Edge Mobile nasceu em 2014 com outro nome. Tratava-se do PlayMemories Mobile, aplicativo que já prometia a transferência de vídeos e fotos da câmera para o celular, controle da câmera por meio de uma conexão sem fio e seleção do tamanho das imagens produzidas. O problema é que o aplicativo só era compatível com alguns modelos de câmeras da Sony, deixando muita gente sem acesso às funcionalidades.

Ao longo dos anos, a aplicação foi melhorando, atendendo mais câmeras, até chegarmos à versão rebatizada de Imaging Edge Mobile, anunciada no início de 2019.

Imaging Edge Mobile em detalhes

O Imaging Edge Mobile é compatível com os sistemas iOS e Android dos smartphones, e continua com a principal funcionalidade de seu antecessor: a transmissão de imagens e vídeos para um smartphone ou tablet.

Mas agora essa transmissão acontece via conexão FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos), e o aplicativo permite o compartilhamento em tempo real, via Wi-Fi, entre um smartphone e a câmera. A diferença é que o FTP aumentou a rapidez do processo e ampliou a quantidade de câmeras atendidas pelo aplicativo, o que era um limitador da versão anterior.

Além de salvar os arquivos da sua câmera em tempo real, você pode gravar e editar áudios ligados a eles para transferência posterior. A funcionalidade de redução da qualidade das imagens, captura remota e adição de informações de localização foi mantida da versão anterior.

O aplicativo da Sony também manteve a interface idêntica à da versão anterior para facilitar a migração dos usuários, que precisam apenas se familiarizar com as novas funcionalidades implementadas. Veja outras funcionalidades do Imaging Edge Mobile:

  • possibilidade de compartilhar as imagens feitas em tempo real com amigos ou parentes;
  • controle e operação da câmera utilizando o smartphone ou tablet como controle remoto;
  • visualização do objeto a ser fotografado, obturador, zoom, AF por toque e outras configurações da câmera, diretamente no smartphone ou tablet;
  • suporte à transferência de vídeos em resolução 4K;
  • interface adequada tanto a profissionais quanto a fotógrafos amadores;
  • uso de notas de texto e de voz para que o fotógrafo tenha uma espécie de lembrete do que quer destacar na edição ou para qualquer tipo de alteração;
  • gravação de time-lapse, edição completa de imagens RAW e maior integração com a câmera, incluindo comparação lado a lado de imagens.

Câmeras compatíveis

Mesmo após o lançamento da versão 2019 do aplicativo, a Sony disponibilizou uma tabela para que os usuários possam acompanhar quais funcionalidades operam normalmente ou apresentam restrições em cada uma de suas câmeras.

Muitas das restrições não se devem ao aplicativo, mas à integração do equipamento, muitas vezes mais antigo, com as novas funcionalidades. Veja agora se seu equipamento pode ser usado na íntegra com o Imaging Edge Mobile ou se apresenta algum tipo de restrição — e quais são elas:

  • família DSC: as câmeras digitais da família DSC são as que se saem melhor no uso do aplicativo. Todas transferem as imagens do equipamento para o celular e oferecem também ótimo controle da câmera pelo smartphone;
  • câmera de lentes amovíveis do tipo A: os equipamentos da família ILCA oferecem também grande compatibilidade no envio de vídeos e imagens fixas da câmera e controle remoto via aplicativo, principalmente a ILCA-77M2;
  • câmera de lentes amovíveis do tipo E: a chamada família de câmeras ILCE é a que apresenta o maior número de incompatibilidades. Boa parte das câmeras da família oferece bom controle do sistema NFC, de imagens fixas e de filmes, mas apresenta restrições no envio das mesmas para o dispositivo móvel, controle e sincronização. Se você for o proprietário de uma câmera dessa família, vale a pena checar exatamente como o aplicativo funciona no seu dispositivo antes de baixar;
  • equipamento do tipo FDR:  os chamados videogravadores da família FDR também se saem muito bem com o aplicativo. Todos são controlados por smartphone, têm controle NFC, de imagens fixas e de filmes. O mesmo resultado é obtido para o envio destes tipos de arquivos. Há exceção apenas para os filmes 4Ks;
  • equipamento do tipo action cam: as FDR-X1000 e FDR-X3000, juntamente com as HDRs, ou seja seja, as chamadas action cams, são completamente compatíveis com o Imaging Edge Mobile. Elas oferecem controle via smartphone, de NFC, de imagens fixas e de filmes. As restrições aqui ficam por conta do envio do material feito.

Como vimos, o Imaging Edge Mobile é um aplicativo que pode facilitar muito a vida dos fotógrafos. Além de usar o Wi-Fi da própria câmera para transmitir as imagens para o smartphone ou tablet e, consequentemente, para dispositivos de armazenamentos, como nuvens, ele permite o controle da câmera para outras funções. É como se você transformasse o seu celular em um controle remoto da sua câmera fotográfica, possibilitando operá-la de longe, compartilhar imagens feitas por ela via celular com amigos e familiares, e muito mais.

Vimos ainda que a nova versão apresenta compatibilidade e uso em consonância com a maioria dos equipamentos Sony. E, para o caso de o seu equipamento não ser um desses beneficiados, a boa notícia é que a instalação do aplicativo Imaging Edge Mobile é gratuita. Ou seja, usar e testar não custa nada, mas o aplicativo pode mudar sua vida para o melhor.

Agora que você já sabe tudo sobre o Imaging Edge Mobile, que tal dar uma olhada em algumas câmeras para usar com ele no site da Paixão Câmeras?

Sobre o autor

Paixão Câmeras

Deixe um comentário