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Como vender mais com as datas comemorativas na fotografia?

Se você tem um estúdio especializado em ensaio fotográfico ou anda querendo investir mais nesse nicho, talvez esteja na hora de prestar mais atenção no calendário. É que as datas comemorativas na fotografia podem render bons ensaios e ajudar a atrair mais clientes.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para falar quais datas costumam atrair os consumidores, quais apelos elas têm e de que forma você pode aumentar suas vendas com calendário promocional, ensaios temáticos e um novo mix de produtos e serviços.

Preparado para lotar a sua agenda de trabalho com ensaios inspirados em datas especiais? Então, continue lendo e coloque nossas ideias em prática!

Veja quais são as principais datas comemorativas para o comércio

Certas datas despertam o interesse do comércio porque facilitam as vendas. Seja pelo apelo emocional de comprar um presente para alguém especial, como acontece no Dia das Mães, dos Namorados ou no Natal, seja pela possibilidade de encontrar algo com mais facilidade naquele período — Black Friday ou Dia do Consumidor, por exemplo.

Você também pode direcionar os seus serviços para essas datas, surfar na onda de consumo que elas propõem e fazer seu estúdio faturar mais.

Saiba como faturar com datas comemorativas na fotografia

Cada data tem um apelo dentro da lógica do comércio e é direcionada a um público-alvo. A mais festejada é o Natal, então, vale elaborar ensaios natalinos para newborns e crianças maiores ou oferecer um calendário temático — já que o ano também muda logo na sequência —, com cliques inspirados na família. Uma foto para cada mês do ano é uma bela lembrança para presentear os parentes.

A segunda data mais importante para o comércio também tem apelo sentimental/familiar. Trata-se do Dia das Mães, que pode ser trabalhado pela ótica dos filhos — propondo um ensaio com crianças se fantasiando de presente para surpreender as mães — ou das próprias mães, com cliques para valorizar a beleza delas.

A mesma dinâmica vale para o Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia do Amigo. Você ainda pode derivar uma infinidade de produtos a partir das suas fotos, como chaveiros, camisetas e canecas.

Anote outras dicas e diversifique suas ações

Além de ficar de olho no calendário e fazer um planejamento estratégico para essas datas, de forma antecipada e escalonada, você pode:

  • aumentar o mix de produtos e serviços com novidades para os seus clientes. Ofereça álbuns temáticos mudando acabamento, formato, quantidade de fotos etc. Pense, ainda, em itens como camisetas, canecas e bonés com as imagens produzidas por você. Se for preciso, busque parceiros para possibilitar a iniciativa;
  • divulgar promoções com antecedência para dar tempo de atrair a clientela, fazer o trabalho e entregar na data comemorativa;
  • usar as redes sociais largamente para divulgar seus produtos, ações e cliques. Elas são o portfólio do futuro e precisam estar sempre atualizadas. Considere, ainda, investir em posts pagos e direcionados para o seu público;
  • investir em novos cursos de especialização e em equipamentos de qualidade para que seus cliques sejam reconhecidos pelo talento do fotógrafo e pelo diferencial na hora da captação da imagem.

Como vimos, as datas comemorativas na fotografia podem ser excelentes oportunidades para diversificar os negócios do seu estúdio e incrementar a sua agenda de trabalho.

Com elas, você consegue realizar ensaios temáticos, diversificar os tipos de serviços e produtos oferecidos e tornar seu nome ainda mais conhecido nesse mercado. E o melhor: pode usar as redes sociais para divulgar suas produções. Agora, é só começar a organizar a agenda.

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Sobre o autor

Paixão Câmeras

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